BATE PAPO

BATE PAPO

09 julho, 2011

9 - Evangelho rompendo as grades...Lagoinha instala TV`s de LCD em celas prisionais...


Evangelho rompendo as grades

Publicado em 28/12/2010









Numa iniciativa piloto e pioneira no País, a Igreja Batista da Lagoinha instala TV’s de LCD em celas e disponibiliza sua programação para os detentos da Capital mineira por meio do sinal da Rede Super. O Ceresp é o primeiro anfitrião do Projeto
Numa ousada, inovadora e inédita iniciativa no País, Lagoinha instala nas dez celas do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional São Cristóvão (Ceresp, antigo Departamento de Investigação / DI) vinte televisores LCD novíssimos, quando cada um dos cerca de 160 presos da unidade passaram a ter acesso a todo o conteúdo da emissora, seja programas, eventos ou cultos. Muitos deles ao vivo. E foi num culto ao vivo de domingo, dia 3 de outubro, que o Projeto teve sua estreia oficial, com a bênção e o arranque inicial do pastor Márcio Valadão, pastor da igreja. Em razão do trabalho de evangelização e de capelania por assim dizer que já tem sido feito há tempos pelo Ministério Onésimo, também da igreja (liderado pelo pastor Marcelo Crescêncio), a iniciativa desse Projeto ganha o tom de uma ação continuada e de reforço conjunto para que o evangelho tenha uma abrangência e um alcance ainda maiores.

O impacto do Projeto
Há  pouco mais de três meses de sua implantação na Unidade São Cristóvão do Ceresp, o projeto já tem dado seus resultados. Que diga os próprios detentos. I. V. S., de 35 anos, é um deles. Detido por homicídio, conheceu a própria Rede Super e o trabalho do Ministério Onésimo pela emissora. Ele afirma: “O projeto serviu de estímulo e renovo para a nossa fé, porque sempre estamos ouvindo uma palavra, um louvor, um filme que traz mensagens bíblicas e sobre família, que nos desperta e traz um novo ânimo, nos fortalecendo e nos ajudando muito, principalmente pelo fato de estarmos fechados numa cela. Tem sido particularmente para mim uma bênção muito grande e um privilégio poder participar de tudo isso.”  D. A. P. está no Ceresp há mais de oito meses. Ele afirma sobre o projeto: “Uma ótima oportunidade para se recuperar e mudar de vida. A Palavra tem fluído todo dia. Tenho aprendido mais dela e passado para os outros.”  M. R. S., 56 anos e há mais de um mês no Ceresp, também diz sobre a iniciativa e impacto em sua vida: “Muito boa, coisa de primeiro mundo. Nunca tinha visto algo parecido. É um bom caminho e um bom começo. Tenho estado mais calmo e melhor e tenho sido ensinado e tenho aprendido muito”.

Realização. E satisfação.

Não são apenas os detentos do Ceresp que se mostram satisfeitos e realizados com a iniciativa da Lagoinha por verem toda sua programação disponível e gratuitamente pela Rede Super. A direção da Casa também. Luiz Fernando de Souza, 43 anos, é o Diretor Geral da Unidade. Ele afirma:“Tenho notado que desde que a Rede Super entrou no ar por assim dizer aqui, Ceresp e na vida de cada um dos detentos, mudou até o ‘astral’, o ambiente, como bem colocou o nosso Subsecretário de Administração Prisional, Dr. Genilson Ribeiro. As pessoas estão mais alegres. Acabou aquela gritaria, diminuiram as brigas entre eles. Fico muito feliz pela oportunidade que Deus está nos dando de estar por assim dizer inaugurando esse projeto que, com certeza, nasceu no coração de Deus. Queremos manter essas portas abertas porque cremos que fazemos parte disso.”  Segundo o Dr. Luiz, sua equipe também tem notado a diferença. Ele diz: “Eles muito têm elogiado justamente pelo clima de tranquilidade que passamos a ter e a viver. Houve agente que nos con fidenciou que pela primeira pegou um plantão tranquilo. Está sendo uma experiência maravilhosa.”

Quem igualmente se mostrou realizado por essa iniciativa, até mesmo porque a abertura para que o projeto fosse viabilizado no Ceresp foi também dele, é o Dr. Guilherme A. de Faria Soares, Superintendente de Atendimento ao Preso da Subsecretaria de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. Ele afirma: “A iniciativa da Igreja Batista da Lagoinha de disponibilizar uma televisão com sinal da Rede Super aos detentos ainda com acesso a toda uma programação cristã evangélica, além de respeitar a construção do Estado Democrático de Direito, não impondo sua doutrina, contribui em muito com o gerenciamento do sistema prisional. Se por um lado temos a ansiedade e o ostracismo como fator de desestabilização do sistema prisional, por outro, iniciativas iguais a esta adotada pela Lagoinha contribui para acalmar o indivíduo junto a um simbolismo lógico que é a religião. Desta forma, é clara a contribuição em todo o processo de humanização do sistema prisional.”

Para além das grades e das quatro paredes da Unidade

Em razão da própria grandeza por assim dizer do projeto por conta de tudo que ele representa e o que se pretende com ele, é inevitável e quase que um caminho sem volta para um alcance inimaginável esse de levar o evangelho para dentro e além das grades e das quatro paredes de uma cela. E os reflexos disso se dão na própria repercussão do trabalho. Só uma amostra. Até o fechamento dessa edição do Boletim Atos Hoje, esse projeto já estava em fase de finalização de implantação na unidade feminina Centro-Sul do Ceresp, com as TV´s já compradas e o processo de cabeamento em andamento. Lá são oito celas e passam pela Unidade cerca de cem detentas por semana. Sandra Carvalho de Souza é a Diretora Geral da Unidade. Na semana em que a equipe do Atos Hoje esteve presente no Ceresp, vieram para falar com o pastor Marcelo Crescêncio e o Dr. Luiz Fernando, o Dr. Flávio Fernandes Nunes, Diretor Geral do Presídio de Barbacena; os Drs. Jeferson Soares de Macedo, da Penitenciária de Muriaé e Valdiney Nunes Mariano, do Presídio de Muriaé (ambos Diretor Geral), acompanhados de um pastor e um missionário. Na semana retrasada vieram os Drs. Caio Sérgio Lopes, do Presídio de Ibirité (e evangélico) e José Romero da Cunha, do Presídiode Sabará, ambos Diretor Geral das respectivas unidades. Cada um desses veio com uma só intenção: saber mais do projeto, para poder implantá-lo nas unidades onde são responsáveis. Tudo por conta não só do próprio projeto, mas pelo que ele pretende e pelo que já faz. Os resultados estão aí. Que digam todo o pessoal do Ceresp São Cristóvão. E os próprios detentos. É deles a última palavra e para a própria Lagoinha. I.V. S.: “Continuem. A recompensa vem do Senhor.”  D. A. P. “Gostaria de agradecer esses grandes homens que Deus escolheu para fazer a diferença nesse nosso país.” e finalmente M. R. S.: “Estão todos de parabéns. É uma grande iniciativa essa de recuperar e restaurar os presos. Fizeram e tem feito um grande trabalho.”  Relembrando, um detalhe que não dá para passar batido como encerramento da presente matéria. A primeira frase ouvida ou captada pelo pessoal do Ceresp e pelos próprios detentos no dia da inauguração do Projeto, 3 de outubro, no culto de domingo pela manhã ao vivo com o pastor Márcio Valadão, quando o sinal chegava para o local, fora essa: “O Reino de Deus está nesse lugar”.

“A Igreja Batista da Lagoinha, na pessoa de seu pastor- presidente, Márcio Valadão, tem sido parceira de primeira grandeza na política de ressocialização dos presos do Estado de Minas Gerais. Não por um assistencialismo, mas sim, pela finalidade única de uma igreja séria e de credibilidade: a de evangelizar. Em nome da Superintendência de Atendimento ao Preso agradecemos o apoio no processo de ressocialização do indivíduo em outras unidades, como a que realizamos. A cada um dos presos, que aproveitem esta oportunidade dada pela Igreja Batista da Lagoinha como uma possibilidade de reflexão para mudança de comportamento.” - Guilherme Soares - Superintendente de Atendimento ao Preso - Subsecretaria de Administração Prisional - Secretaria de Estado de Defesa Social

“Vejo esse projeto como uma grande ferramenta para realmente alcançar os presos, os perdidos. A Palavra está sendo ministrada e inculcada 24 horas. Agradeço primeiramente a Deus. Nada disso estaria acontecendo se não fosse pela intervenção dele. Segundo, ao pastor Márcio Valadão, que nos abriu as portas. Ele é um homem de visão e de um coração apaixonado pelo alcance das vidas. Agradeço também a todo o pessoal da Rede Super e da igreja, que se dispuseram e contribuíram, direta ou indiretamente, para que tudo isso acontecesse”

Marcelo Crescêncio - Pastor e líder do Ministério Onésimo de evangelização nos Centros de Detenção de Belo Horizonte

:: Por Marcelo Ferreira - comunicacao@lagoinha.com
Redação Lagoinha.com
Mais informações sobre o Projeto, a TV Rede Super e o Ministério Onésimo, mande um e-mail para comunicacao@lagoinha.com




                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário