BATE PAPO

BATE PAPO

30 julho, 2011

30/07 - INHOTIM.... Aproveitem o último final de semana de férias escolares... Vale a pena conhecer !!!


Sugestão de roteiro:   
                                                                    


                                                                         
    INHOTIM
Brumadinho, MG, 2010 - Inhotim é um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG), Inhotim ocupa uma área de 100 ha de jardins botânicos com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. 
Inhotim foi apresentado pela primeira vez ao público em setembro de 2004 e, no ano seguinte, iniciou uma agenda de visitas para atender à rede escolar da região de Brumadinho e a grupos específicos. Em outubro de 2006, com estrutura completa para sua inauguração ao grande público, a instituição abriu as portas para visitas em dias regulares, sem a necessidade de agendamento prévio.  
Inhotim é uma instituição comprometida com o desenvolvimento da comunidade onde está inserida. Sua coleção botânica e acervo de arte contemporânea são utilizados sistematicamente para projetos educativos e para a formação de profissionais de áreas ligadas à arte e ao meio ambiente. Inhotim também participa ativamente da formulação de políticas para a melhoria da qualidade de vida na região, seja em parceria com o poder público ou com atuação independente.
Todas as atividades desenvolvidas no Inhotim são promovidas pelo Instituto Inhotim - uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
Arte Contemporânea
O acervo do Inhotim vem sendo formado desde meados de 1980, com foco na arte produzida internacionalmente dos anos 1960 até os nossos dias. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo Jardim Botânico.
Os espaços expositivos são divididos entre treze galerias dedicadas a obras permanentes, outras quatro para obras temporárias e diversas obras de arte espalhadas pelos jardins do Inhotim. Bienalmente uma nova mostra temporária é apresentada, com o intuito de divulgar as novas aquisições e criar reinterpretações da coleção, e novos projetos individuais de artistas são inaugurados, fazendo de Inhotim um lugar em constante evolução.
As galerias permanentes foram desenvolvidas especificamente para receber obras de Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Janet Cardiff & Gerorge Miller e Doug Aitcken. As galerias temporárias – Lago, Fonte, Praça e Mata - têm cerca de 1 mil m² cada uma e contam todas elas com o mesmo tipo de arquitetura, com grande vãos que permitem aproveitamento versátil dos espaços para apresentação de obras de vídeo, instalação, pintura, escultura etc.



Beam Drop Inhotim, 2008 - Chris Burden - Inhotim - BrazilDesconstrução da escultura moderna: Beam drop Inhotim, do norte-americano Chris Burden
A mais impressionante instalação foi feita pelo norte-americano Chris Burden.
No alto da montanha foram jogadas, aleatoriamente, de 45 metros de altura, por um guindaste, 71 vigas de aço em uma vala cheia de cimento fresco.
O resultado propõe algo como a desconstrução da escultura moderna. Completa o conjunto o trabalho do argentino Jorge Macchi, que foi convidado a criar, em três dimensões, uma de suas aquarelas.



Jardim Botânico
A área total do Jardim Botânico Inhotim, em constante crescimento, está distribuída em seus dois principais acervos: Reserva Natural, com 300 hectares de mata nativa conservada, e área de visitação, com 100 hectares de jardins de coleções botânicas e cinco lagos ornamentais que somam 3,5 hectares de área.
Mas os jardins de Inhotim não são somente um local de contemplação estética. É neste contexto de rara beleza que Inhotim realiza estudos florísticos, catalogação de novas espécies botânicas, conservação ex situ e uso paisagístico de espécies como forma de sensibilização popular pela preservação da biodiversidade.
O local tem como diretrizes a conservação dos remanescentes florestais pertencentes aos biomas Mata Atlântica e Cerrado; resgate, ampliação e manutenção de coleções botânicas; emprego de técnicas sustentáveis de manejo; elaboração e desenvolvimento de programas socioambientais.
Atualmente são cultivadas, no jardim botânico do Inhotim, mais de 4.500 espécies de plantas. O acervo botânico é bem representado por grupos com valor paisagístico, sendo uma das maiores coleções brasileiras de palmeiras, com mais de 1.300 espécies crescendo nos viveiros e jardins. Também expressiva é a coleção de Araceae, família que inclui de imbés a antúrios e copos-de-leite, com cerca de 450 espécies, a maior coleção viva desta família no hemisfério sul. As orquídeas estão representadas por cerca de 334 espécies. Ao todo, são mais cerca de 165 famílias botânicas, 851 gêneros e aproximadamente 3.000 espécies de plantas vasculares. Tamanha diversidade de espécies vegetais fazem do Inhotim um espaço único, tornando-o um excelente ambiente para a difusão de valores ambientais.




Ações Educativas
Através da ação educativa existente no museu, cerca de 1500 alunos das redes particular e pública de ensino de Brumadinho e da Grande Belo Horizonte visitam Inhotim toda semana. Os programas educativos promovem uma série de ações para aproximar a sociedade dos valores da arte, do meio ambiente, da cidadania e da diversidade cultural, atuando em duas frentes - Arte Educação e Educação Ambiental.
Entre os programas do Educativo Inhotim, destaca-se o ‘Laboratório Inhotim, Brumadinho’. O programa promove o conhecimento da arte por jovens da rede escolar de Brumadinho e cidades vizinhas e fomenta a interação dos participantes com a produção artística contemporânea presente no museu, assim como com as diferentes manifestações da cultura local.
O Inhotim também oferece ao visitante um programa de visita em horários e locais preestabelecidos.
- A visita temática de arte proporciona um encontro entre o educador e o visitante para discussão sobre artistas e obras de arte do acervo. A visita propõe um recorte conceitual das obras em exposição, e pode ter como pontos de partida uma galeria, um artista, ou um roteiro específico dentro do parque. Com duração média de 1h, acontece aos sábados, domingos e feriados, às 15h.
- A visita temática ambiental permite o visitante transitar pelos jardins, conhecer parte da coleção botânica disposta paisagisticamente, além de apreciar os lagos ornamentais, as aves aquáticas e outros elementos que compõem esse espaço. Com duração de 1h30, acontece aos sábados e domingos, às 10h30 (saída da Recepção) e às 14h30 (saída do Tamboril).
- A visita panorâmica proporciona uma visão geral sobre a dinâmica do museu. Ao percorrer uma área do parque, a visita dá ênfase ao projeto paisagístico e às obras dispostas nos jardins do Inhotim. Com duração média de 1h30, a visita panorâmica acontece de quarta a domingo e feriados, às 11 e às 14 horas. O ponto de partida é a recepção de Inhotim. 
Ações sociais
Inhotim acredita que seu papel na comunidade extrapola a esfera de agente cultural e que é necessário criar e potencializar estratégias de desenvolvimento local, preservação do patrimônio e do meio ambiente, geração de renda, turismo, educação, esporte, saúde e infra-estrutura de Brumadinho.
Por meio da Diretoria de Inclusão e Cidadania, a instituição participa ativamente da formulação de projetos para a melhoria da qualidade de vida na região. Em 2008, o Inhotim, em parceria com mais de 30 representantes culturais, bandas, grupos musicais, músicos independentes, associações e estabelecimentos culturais de Brumadinho, criou o projeto ‘Brumadinho: uma cidade musical’. O programa promove a potencialização das ações que envolvem a música e as manifestações culturais da cidade. Um bom exemplo é o Coral Inhotim Encanto e a Iniciação Musical desenvolvidos com as quatro bandas existentes no município.
Os Corais Inhotim Encanto Infantil, Juvenil e Adulto reúnem 100 pessoas, moradoras do município de Brumadinho, e é uma parceria entre o Inhotim, Fundação Madrigal Renascentista, Prefeitura de Brumadinho e a Corporação Musical Banda São Sebastião.
Gastronomia
Em Inhotim, os visitantes contam com várias opções de alimentação, que vão de lanches rápidos a pratos mais elaborados.
O Restaurante Inhotim possui um ambiente agradável e integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea da instituição. O cardápio é formado por um excelente e variado bufê de saladas, pratos à lá carte, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos.
Idealizado pelo designer Paulo Henrique Bicalho, o Ganso, o bar do Inhotim é um espaço agradável para tomar um drink com os amigos e apreciar a deliciosa culinária internacional. No cardápio, pratos à lá carte, drinks, petiscos e lanches mais leves. O Bar é uma verdadeira galeria de arte com peças assinadas por renomados designers brasileiros, iluminação especial e ambientação que remete aos anos 50 e 70.
Localizada no Centro de Educação e Cultura Burle Marx, a cafeteria é o ambiente ideal para saborear um delicioso café, especialidades da casa.  O Café do Teatro também possui diversas opções de bebidas quentes e geladas, sanduíches, salgados e doces.
O Restaurante Oiticica, localizado próximo à obra Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, já está aberto aos visitantes do Inhotim. O Buffet é a quilo e o menu inclui saladas e opções de caçarolas quentes. O restaurante funciona de quarta a domingo, das 12h às 16h30 e o preço por quilo é de R$39,90.

O público do Inhotim pode ainda conferir outros espaços gastronômicos como a Omeleteria, Cachorro quente e também lanchonetes.  A Omeleteria oferece omeletes, sanduíches e salgados. As lanchonetes estão localizadas na Galeria Fonte, Galeria True Rouge, e próxima à Galeria Rivane Neuenschwander. No menu, sanduíches, salgados, cachorro quente, pão de queijo, suco, refrigerante, etc.

INFORMAÇÕES GERAIS
Horário de visitação
Terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
Transporte Saritur 
Saída da Rodoviária de Belo Horizonte às 9h (plataforma F2) e retorno às 16h, aos sábados e domingos.
Localização
Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BHSP.
Pode-se chegar ao Inhotim também pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 - sentido BH-Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.
Loja
A Loja do Inhotim, localizada na entrada do museu, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos e produtos da culinária típica regional. A renda obtida com a comercialização é revertida para programas da Ação Social da instituição.
Entrada
R$ 20 (Meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos). Crianças de até cinco anos não pagam.
Informações
www.inhotim.org.br
info@inhotim.org.br
31 3227 0001 / 31 3571 6638 / 31 3223 8224
Informações para imprensa
Isabela Marschner – isabela@inhotim.org.br
31 3571 0253
31 9765 3870
Renata Amorim – renata.amorim@inhotim.org.br
31 3571 0253
31 9765 2470

Nenhum comentário:

Postar um comentário