BATE PAPO

BATE PAPO

24 junho, 2011

24- Quentão e Vinho Quente... Bebidas para FESTA DE SÃO JOÃO...Ou qualquer dia de frio!!!

Noite de São João - Uma das melhores festas populares 




                                                           

noite de São João é uma noite espectacular, na qual não falta divertimento, em várias localidades portuguesas, brasileiras e até mesmo em outros países. O mês de Junho é o mês dos santos populares. Por exemplo, o dia 24 de Junho foi consagrado a São João Baptista pois foi a data do seu nascimento. O São João é o padroeiro de muitas terras em Portugal e no Brasil também.

Noite de São João em Portugal

Apesar de o São João ser o padroeiro de muitas terras portuguesas, as maiores festas da noite de São João celebram-se nas cidades do Porto e de Braga. Nestas duas cidades, o São João é uma festa muito animada, festejado com uma intensidade inigualável.
Nas avenidas e nas ruas do Porto e de Braga, a noite de S. João é uma grande festa, de cariz eminentemente popular e dura pela noite dentro. São duas cidades em peso na rua, em alegre e fraterno convívio colectivo entre os habitantes locais e os milhares de forasteiros que acorrem à festa. São dois autênticos arraiais urbanos.
Na festa de São João do Porto e de Braga, nas ruas, não faltam os foliões que se passeiam de alho-porro e de martelos de plástico nas mãos, a baterem de cabeça em cabeça. Este ano, as barracas de venda de manjericos, alhos porros e martelinhos apresentaram um novo objecto – as vuvuzelas. As cornetas de sopro que tanto furor e tanta polémica têm criado no Mundial de Futebol 2010 na África do Sul.
Além dos típicos símbolos relacionados com a folia na noite de S. João,  as sardinhas assadas e o caldo verde não deixam de marcar presença nesta grande festa popular. Também não há festa de São João que não tenha as quadras populares escritas com base no espírito folião das festas dos santos populares.
Na noite de São João portuense, não faltam os balões construídos com papéis de várias cores, aquecidos por uma pequena chama. A festa inicia-se na Ribeira, mas após o Fogo de Artifício, a festa espalha-se por toda a cidade e só termina de madrugada. A noite de São João de Braga acontece principalmente na Avenida Central e na Avenida da Liberdade.
Em ambas as cidades não faltam tasquinhas para bailaricos e grupos musicais populares a animar a festa. E para enganar a fome, não faltam tasquinhas de comes e bebes espalhadas pelas cidades.
No Porto, as festas de São João terminam, para muitos, com um banho no mar da Foz.
Em Portugal, o São João corresponde ao feriado municipal em vários municípios: Aguiar da Beira, Alcochete, Almada, Almodôvar, Alcácer do Sal, Angra do Heroísmo, Armamar, Arronches, Braga, Calheta, Castelo de Paiva, Castro Marim, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Guimarães, Horta, Lajes das Flores, Lourinhã, Lousã, Mértola, Moimenta da Beira, Moura, Nelas, Porto, Porto Santo, Santa Cruz das Flores, Santa Cruz da Graciosa, Sertã, Tabuaço, Tavira,Terras de Bouro, Torres Vedras, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca do Campo, Vila Nova de Gaia, Vila do Porto e Vizela.

Noite de São João na Europa

As festas de São João são também festejadas noutros países europeus católicos, protestantes e ortodoxos (França, Irlanda, os países nórdicos e do Leste europeu). As fogueiras de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados (como o casamento fictício no baile da quadrilha nordestina e na tradição portuguesa) são costumes ainda hoje celebrados nas noites das festas de São João europeias.
Noite de São João no Brasil
Apesar de o dia de São João não ser feriado nacional, esta época festiva é celebrada com muita folia em várias zonas do Brasil. As festas de São João mais conhecidas no Brasil são as da Região Nordeste. Esta festa popular é celebrada ao ar livre, num local decorado a rigor com bandeirinhas de papel de várias cores, palha de coqueiro e balões feitos com papel de seda. Na zona central faz-se uma grande fogueira e na zona envolvente não podem faltar as típicas barraquinhas de comida e bebidas. As comidas mais típicas dessas festas são as que têm o milho como base do seu preparo, tais como a canjica e a pamonha.
A melhor parte da festa na noite de São João no Brasil é a realização da Quadrilha, onde os participantes, disfarçados com roupas ao estilo caipira, dançam organizados em pares. Normalmente, a Quadrilha Caipira é liderada por um rapaz e uma moça, que fazem o papel de “noivos”.
                                                                                         

O que é a Quadrilha?
O enredo da Quadrilha trata de um assunto de gravidez, no qual, o pai da suposta “noiva”, furioso pelo avançado estado de gravidez da filha, força o suposto “noivo” a casar-se com ela. No entanto, o “noivo” não tem intenção de aceitar o casamento.

_________________________________________________________________________________      
                          
BEBIDAS QUENTES PARA DIAS FRIOS.. 
Quentão e Vinho Quente



Perfeito para as noites mais frias, o quentão não só esquenta por causa da cachaça. Cravo e canela, além do gengibre combinam bastante com esta época. Em São Paulo, a receita clássica prevê canela em pó. Já os mineiros preferem a canela em pau e um limão cortado em rodelas. Os gaúchos fazem com a sua bebida típica, o vinho tinto, bebida alcoólica mais consumida no Rio Grande do Sul. Ele se transforma no famoso Vinho Quente.
Mas se você não gosta de bebida alcoólica, também dá para degustar a bebida. Imagine o gostinho de chá de gengibre, cravo e canela, com um limãozinho. Também dá para aquecer o corpo e curtir a festança!

Por Juliana lopes
                                                                             QUENTÃO



Quentão com Maçã


Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Bebidas
Subcategorias: Cachaças
Rendimento: 12 porções
Se você está procurando uma receita de quentão diferente mas muito saborosa, encontrou!
INGREDIENTES

600 ml de cachaça
600 ml de água
500 gr de açúcar
2 unidade(s) de casca de laranja
1 unidade(s) de casca de limão
50 gr de gengibre em pedaços pequenos
quanto baste de cravo-da-índia
quanto baste de canela em pau
1 unidade(s) de maçã em pedaços pequenos
MODO DE FAZER:


Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a cachaça e a água. Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e em seguida acrescente a maçã em pedacinhos. Mantenha quente ao servir.



                   VINHO QUENTE



Vinho Quente


Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Bebidas
Subcategorias: Vinho/ Champagne
Rendimento: 10 porções
vinho quente é quase uma unanimidade nos dias mais frios. Com esta receita você com certeza vai aquecer alguns corações e o seu ego, pois só receberá elogio!
INGREDIENTES:

1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
quanto baste de canela em pau
10 unidade(s) de cravo-da-índia
1 unidade(s) de casca de laranja ralada(s)
1 unidade(s) de casca de limão ralada(s)
1 litro(s) de vinho tinto
1 xícara(s) (chá) de água
1 unidade(s) de maçã em cubos pequenos
MODO DE FAZER:


Ferva todos os ingredientes por cerca de 10 minutos até que os sabores sejam extraídos para o vinho. Sirva de preferência em canecas de barro e bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário