A arte nasceu com o homem. Com a arte o homem conseguiu transformar o movimento em dança, o grito em canto, e reproduzir pela imagem e pelo gesto as coisas que sente e a emoção que contempla.
A presença da arte numa obra se nota quando através dela o artista nos comunica os seus temores, anseios e esperanças e quando ela estabelece uma relação profunda entre o homem e o mundo, exprimindo uma realidade interior mais intensa e não menos significativa do que a exterior que captamos através dos sentidos. Criar arte e amá-la foi privilegio de todos os povos, raças, crenças, épocas, meridianos e culturas.
Por tudo isso, e muito mais, as artes têm um valor imenso, inestimável em todo o mundo, e são ensinadas em todas as escolas públicas dos países desenvolvidos.
No Brasil, as artes (música, teatro, dança, etc.) só foram motivo de preocupação das autoridades ligadas à educação pública no século XX. As leis 4024 de l961, a 5692 de 1971 e a 9.394 de 1996 se preocuparam com o ensino da arte nas escolas e instituíram o ensino das quatro linguagens de artes (artes plásticas ou artes visuais, teatro, música, dança).
Com isto, acertaram plenamente, pois a meta principal do ensino da arte é: 1) o desenvolvimento do aluno nas quatro linguagens de artes; 2) o crescimento de sua autonomia e a capacidade inventiva, sempre levando em conta os valores e sentidos do seu universo cultural. No entanto, em todo este espaço de tempo, houve um descompasso entre a realidade das escolas e as inovações pretendidas pelas instâncias regulamentadoras.
O poder público que tem a tarefa de coordenar a política nacional de educação sempre deixou a desejar no que se refere ao investimento em políticas que priorizassem a formação do professor nas quatro linguagens da arte. Não investiu também no fornecimento de material de apoio e espaços de intimidade propícios à relação do aluno com as coisas e consigo mesmo. A arte precisa de um ambiente que impele à curiosidade, que leve o aluno a absorver do particular ao essencial, a descontrair para criar. É preciso valorizar os aspectos educativos contidos no universo da arte, porque ela contém em si muitos componentes pedagógicos.
Apesar das escolas públicas procurarem se adaptar à orientação da Lei 9.394 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais, há deficiência no ensino da arte em quase todo o Brasil. Com isso, as atividades com as artes nas escolas públicas traduzem-se em técnicas de trabalhos artísticos em fundamentação teórica que apresente a arte enquanto linguagem contextualizada historicamente. Isto é grave porque atualmente muitas mudanças ocorreram na maneira de apreciar a arte.
Sua forma de expressão diversificou-se: ela está no filme, no anuncio de jornal, na TV, na publicidade, no desenho industrial. As artes visuais (artes plásticas, artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia, arte de computador) indicadas pela Lei 9.394, as mais apreciadas atualmente, e mais úteis do ponto de vista econômico, não poderiam jamais deixar de ser ensinadas corretamente nas escolas públicas.
Expressão de um povo. Tradução do pensamento de uma época. Exteriorização dos anseios humanos. A arte, por sua função pura e simples, tem seu quê de poesia e divagação.
Uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender, utilizando a beleza dos eufemismos e da subjetividade.
O teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema. Cada qual com sua importância, cada qual com suas idiossincrasias. A partir de meados da década de 90, o Brasil vem conhecendo uma extraordinária retomada de suas atividades culturais. O cinema foi a primeira área a beneficiar-se disso.
O sucesso com que foram recebidos pelo público filmes como O Quatrilho, O Que é Isso Companheiro? e Central do Brasil indica que o cinema brasileiro poderá reconquistar, a curto prazo, o lugar de destaque que havia alcançado no panorama cultural, no início dos anos 60.
É um sinal de que a indústria cinematográfica tem futuro no país.
Mas o cinema não é o único. A retomada cultural no Brasil pode ser percebida também na música, na literatura e, mais importante ainda, em um extraordinário fenômeno de mídia, que reflete o interesse dos brasileiros pela produção cultural do País.
Certamente, a revalorização das atividades dos museus e das artes plásticas – com exposições de pintura e escultura de artistas como Rodin, Miró, Monet e Maillol, sem esquecer a própria Bienal de Artes de São Paulo – são reflexos desse interesse.
O Brasil é um país de cultura extremamente rica e diversificada. A origem dessa característica está no peculiar processo de formação da sociedade brasileira, que, desde o seu nascimento, recolheu a generosa contribuição de povos e etnias tão diferentes quanto os índios autóctones, os portugueses descobridores, os africanos feitos escravos e, depois, franceses, espanhóis, holandeses, italianos, japoneses, árabes e tantos outros.
Essas experiências diversas refletiram-se na arte produzida por aqui: criativa e fascinante. Parabéns a todos os artistas do país!
Artesanato para o Dia dos Pais: "Dicas de Sites"
Eu adoro artesanato, acho incrível o que certas pessoas com um pouco de habilidade podem fazer alguns com matérias como EVA, madeira, biscuit, cerâmica, crochê, feltro, decoupage, entre outros.
Com uma ideia na cabeça e determinação, e possível transformar estes matérias em lindos presentes ou lembrancinhas gastando pouco, e como estamos próximos do Dia dos Pais 2011, resolvi fazer este post com dicas de sites e blogs que ensinam como fazer passo-a-passo artesanato para o Dia dos Pais.
Uma ótima sugestão para você que está meio sem dinheiro para comprar o presente de Dia dos Pai e tem um pouco de habilidade com as mãos para transformar estes matérias em lindos presentes e lembrancinhas.
Como fazer passo-a-passo artesanato para o Dia dos Pais: Presentes e Lembrancinhas
O endereço abaixo, disponibiliza um arquivo com 70 sugestões idéias de presentes feitos artesanalmente, lembranças, atividades escolares, moldes, cartões ema EVA, certificado do melhor pai do mundo para imprimir, imagens e muito mais.
Confira: http://artesanato.blog.br/dia-dos-pais-sugestoes-diversas/
O blog abaixo, mostra como fazer passo-a-passo uma belíssima lembrancinha de Dia dos Pais artesanalmente com uma lata de alumínio e E.V.A, a lata decorada irá se transformar em um belo porta-canetas.
Veja como em: http://cacareco.net/2011/07/01/latas-decoradas-com-eva-artesanato-e-reciclagem-dia-dos-pais/
Chaveirinho em EVA para o Dia dos Pais
Este chaveiro para o Dia dos Pais é simplesmente lindo e com certeza, o pai que receber vai ficar emocionado e muito feliz, já que o chaveiro feito em EVA, por sinal, muito simples de se fazer, vem com bela mensagem: “Pai, você é chave do meu coração”, que será escrita por você. Foi o melhor vídeo tutorial sobre lembrancinhas para o Dia dos Pais que encontrei até agora e que ensina passo-a-passo como fazer, assistam:
Cartão para o Dia dos Pais
Veja como fazer passo-a-passo um cartão de Dia dos Pais bem legal:
Agora, vamos as sugestões de blogs/sites.
No endereço abaixo você encontra um post com modelos de lembrancinhas para o Dia dos Pais:
http://cantinhoalternativo.blogspot.com/2008/07/lembrancinhas-para-o-dia-dos-pais.html
Mais modelos:
http://jacirinha.blogspot.com/2007/06/lembrancinha-para-o-dia-dos-pais.html
http://ocantinhodanisa.blogspot.com/2009/07/lembrancinha-para-o-dia-dos-pais.html
Fica as dicas! Espero que tenham gostado.
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