BATE PAPO

BATE PAPO

11 agosto, 2011

11/08 Parabéns aos ESTUDANTES, ADVOGADOS e GARÇONS de todo BRASIL !!!

DIA DO ESTUDANTE


Dia do Estudante
Se você estuda, hoje é o seu dia! PARABÉNS pra você!
Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia.
Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto?
Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.
Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data.
                                                                     
                                                                            
                                                                --------------------

DIA DO ADVOGADO – 11 DE AGOSTO
Neste dia, em 1827, Dom Pedro I criou os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais no Brasil, abrindo a Faculdade de Direito de São Paulo e de Olinda. E conseqüentemente essa data é dedicada aos profissionais da área de Direito, “o Dia do Advogado”.
Para outros, esse dia tem um significado a mais, já que também se comemora o tradicional “Dia do Pendura”, relembrando uma tradição de mais de 180 anos e que é uma dor de cabeça para os donos de bares e restaurantes brasileiros.
O Dia do Pendura, é realizado, segundo a tradição, em respeito à profissão do advogado (que possuía muita notoriedade na época do Primeiro Império – 1822-1831), onde os proprietários de estabelecimentos alimentícios convidavam os advogados e acadêmicos de Direito para comemorar a data em seus bares e restaurantes. Tudo, é claro, por conta da casa.
Assim, os advogados e aspirantes a tal comiam e bebiam por cortesia e, ao final do banquete, discursavam para os presentes no estabelecimento, em retribuição ao convite e à “homenagem”. Na época, tais discursos eram uma honra para os proprietários dos bares.
Com o passar dos anos e a oferta dos cursos de Direito no Brasil, o Pendura foi ficando insustentável. Os convites dos proprietários para o 11 de agosto gratuito foram acabando e, desta forma, os estudantes começaram a se “auto-convidar”. Desde então, estudantes de Direito de todo o país invadem bares e restaurantes, comem, bebem, fazem festa e saem livremente sem pagar, sob a desculpa de comemorar o seu dia.
Alguns donos de bares e restaurantes se recusam a aceitar o calote e chegam a chamar a polícia, o que quase sempre termina em acordo entre estudantes e proprietários. Outros oferecem descontos aos futuros advogados, a fim de evitar um prejuízo maior. Há ainda um tipo de “pendura social”, onde o valor da conta dos estudantes ou parte dele é doado a instituições beneficentes. É claro que, neste último caso, os estudantes pagam a conta.
Alguns estabelecimentos, principalmente os localizados nas proximidades das universidades amanhecem e anoitecem fechados nos 11 de agosto, preferindo perder um dia de lucro a ter um dia de prejuízo. Uma tradição que ainda hoje é mantida pelos estudantes é a de não estender o calote aos garçons: os 10% devem ser pagos. Alguns profissionais e ordens da classe do Brasil são contra o Pendura, alegando ir contra o papel do advogado na sociedade e ser uma ofensa à ética da profissão.
Com pendura ou sem pendura, aproveitamos esta data para parabenizar todos os profissionais de Direto, que trilharam um destino, exercem a profissão com ética, honestidade e honra, engrandecendo a si mesmo e a sociedade em geral. Por isso, nós da Inrise Consultoria estamos felizes por ajudar os advogados a sempre olhar para o futuro, potencializando seus escritórios para o sucesso de sua profissão.
Fonte: Inrise Consultoria
Dia do Garçom-11de Agosto

Vamos brindar com gosto...
O dia onze de agosto,
Que é o dia do garçom,
Que nunca sai do tom...

Carregando a nobre bandeja prateada,
De dia, de noite ou de madrugada!
Ele é o anjo de todo o restaurante...
Com o seu terno muito elegante...

E sua gravata borboleta...
Ele tira o papel da gaveta...
Para anotar os desejos e os pedidos...
Ás vezes ele vira mil cupidos...

Quando numa colorida mesa...
Ele precisa, rapidamente, levar...
Um torpedo cheio de beleza...
Para moça que escreve no ar!

Sua gravata borboleta vira uma ave cintilante...
Quando nasce um amor neste nobre restaurante!
É o garçom que agüenta as histórias de amor...
Das dores de cotovelo cheias de ardor!

Ele vira um psicólogo dos bêbados de bar...
Tendo como companhia a luz do luar!
O dia do advogado também é no dia do garçom,
Comemoraremos a coincidência com um bombom!

Vamos brincar com muito gosto...
O dia onze de agosto,
Que é o dia do garçom,
Que nunca sai do tom.

Por:Luciana do Rocio Mallon

                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário