BATE PAPO

BATE PAPO

07 agosto, 2011

07/08 Domingo é dia de adorar ao SENHOR DEUS... Passear...Rever amigos...Entrar no CHAT de VOZ 40039387 para conhecer novas pessoas e bater um PAPO LEGAL !!!


                           

A imagem do Pai em nós


Em Gêneses, 1.27, está escrito: “Criou Deus o homem à sua imagem, à sua imagem o criou. Homem e mulher os criou...”. A mulher veio do homem, da costela de Adão. Mas o homem nasce da mulher; isso mostra que só temos um Pai e Criador, Deus, que é o único Pai perfeito.

O pai terreno é a imagem do homem e da mulher que nos tornamos. Um único homem pode ser pai, marido, filho, irmão, amigo. Mas cada um de nós só tem um pai, portanto, insubstituível. Pai é sinônimo de criação, responsabilidade, carinho, identificação e referência. Quando temos nossas necessidades supridas como filhos nossa intimidade é tanta que transferimos para Deus esse relacionamento e até nos esquecemos que Ele é o todo Poderoso sobre tudo e todos. Assim, nosso amor não é de interesses.

Muitas são as influências maléficas, por exemplo, do pai autoritário e abusador; contamina e desvirtua toda uma família e a sociedade. Assim como maridos descumpridores e paternalistas. O homem é instituído, por Deus, o cabeça do lar, o sacerdote. Há irmãos que conseguem ser insignificantes; tanto faz tê-los como não tê-los, não faz diferença. E há amigos que realmente nos valorizam.

Para o relacionamento com o nosso Deus – Pai celeste e Criador – carregamos toda essa bagagem de vida terrena, da imagem do pai homem e progenitor, todos os traumas. Isto mostra o quanto é importante à imagem do pai, segundo DEUS PAI. Deus não é como Alá, e outros deuses que não são Pai, eles têm seguidores que podem se transformar em terroristas porque não têm a figura do Pai. Podem ser violentos, não valorizam o seu semelhante e nem a si mesmos. Glória a Deus por Ele ser quem é. Deus não é homem, é Pai. Capaz de nos amar e restaurar de todos os traumas e nos dar vida eterna. O nosso Deus é Pai, marido, filho, irmão e amigo. Ele é tudo em todos.

Jesus, o Deus Filho, veio restaurar a imagem perfeita do homem em nós, pois Ele se fez homem para salvar a humanidade. Você tem alguma mágoa para com seu pai? Perdoe-o agora. Você não tem sido um bom pai? Peça perdão a seu filho. Mostre a ele o quanto você o ama. O quanto ele é importante para você. Você não tem sido um filho obediente? Peça perdão a seu pai, diga a ele que você o ama. Reconheça Deus como Pai e aceite o perfeito homem que é Jesus para restaurar em você a imagem do Pai.

:: Por Margaret Pena da Mata 
Jornalista, Relações Públicas, Cineasta, Professora de Inglês, Formada pelo Instituto Cristo para as Nações. Colaboradora do portalLagoinha.com – margpena@yahoo.com.br

                                                                                                

Amor e limite, uma parceria que dá certo...

Vivemos numa geração de adolescentes que têm como principal característica a falta de limite. Muitos pais reclamam que perderam o controle sobre o filho adolescente, e já não sabem mais o que fazer. O pior é que além dos pais, muitos adolescentes e jovens também não estão respeitando professores, líderes, policiais e todo tipo de autoridade.


A sensação que tenho muitas vezes, vendo ou lendo os jornais, é que o limite já não existe, e que cada um faz o que quer. Histórias e mais histórias de indisciplina, desrespeito são ouvidas em gabinetes pastorais, clínicas, salas de atendimento, juizado de criança e adolescentes e até mesmo nas delegacias de polícia.


Essa realidade é resultado de um processo que vem de longo tempo. O ser humano normalmente tem a tendência de viver os extremos. Por isso, mesmo muitas famílias que um dia viveram sobre uma total repressão e sofreram com o abuso de poder, escolheram viver o oposto do que viveram, e com isso os filhos crescem debaixo de uma filosofia mundana e diabólica, na qual não existe limite. 


O amor e o limite, para muitos, não caminham juntos. A ideia defendida por muitas famílias, mídia, liderança pública é que disciplinar ou colocar o limite não é o melhor caminho. Já ouvi muitas pessoas dizerem: “Disciplinar ou colocar limites é reprimir, é voltar ao tempo, é ditadura, é exagero, é não amar.” A ideia defendida é que alguém que ama não corrige, não fica “pegando no pé”.


Em toda Bíblia, Deus teve o cuidado de ensinar sobre limite e amor. Percebe-se que os princípios do amor e limite sempre caminham junto. Em Provérbios 3.12 diz: “Pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem. A Palavra de Deus mostra também que o limite livra o ser humano do pior. Isso é demonstração de amor.


Não se pode disciplinar ou colocar limite de verdade em alguém se não tiver amor, pois quando alguém disciplina o outro com outra motivação, esse está punindo, reprimindo ou até mesmo agindo para prejudicar o outro. Colocar limite é corrigir com vara (no caso dos pais), é estabelecer regras, é dar responsabilidade, é corrigir tomando atitudes firmes, é dizer não. Isso só faz quem ama, pois tudo isso dá trabalho. 


Limite não tem nada a ver com espancamento, repressão, ofensa, humilhação, exposição ao ridículo. Limite tem a ver com amor. Por isso os pais não devem deixar de cumprir um princípio bíblico tão importante por causa dos exageros de alguns que não conhecem a Deus e sua Palavra. Portanto, o limite é maior atitude de amor que um pai ou autoridade pode demonstrar. A parceria do amor e o limite dá sempre certo e seus resultados são duradouros.
: : Bruno Bacelar Dias
Pastor da Rede de Adolescentes da Igreja Batista da Lagoinha


Deseja ter mais informações a respeito deste tema? Acesse o blog: nopapocabeca.blogspot.com


                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário